(63) 3413-6100
sac@lkjfrigorifico.com.br
(63) 3413-6100
sac@lkjfrigorifico.com.br
(63) 3413-6100

Como reduzir a idade ao abate do meu gado? Pesquisador revela as duas primeiras etapas

Aumento de produtividade, lucro e qualidade de carne estão entre algumas das vantagens da redução da idade de abate dos gado. São estas as razões que motivaram Programa +Precoce, da Embrapa Gado de Corte. Este foi o tema de mais uma reportagem da série especial Embrapa em Ação, que foi ao ar nesta sexta, dia 21.

Em entrevista à equipe de reportagem, um dos pesquisadores que integram a plataforma do programa, o zootecnista Rodrigo Gomes, mestre, doutor e pós-doutor pela FZEA-USP e pesquisador da Embrapa Gado de Corte, revelou quais são os dois primeiros pilares, ou passos, que o pecuarista deve levar como orientação para reduzir a idade de abate de seus animais para que sejam abatidos com até dois anos.

“Neste modelo de abate de dois anos que a gente tem preconizado, tem dois pilares. O primeiro pilar é fazer uma excelente recria e aproveitar esta época (das águas) para fazer uma arroba barata. Produzir muita arroba em uma área menor, mas fazer uma arroba barata. O segundo pilar é ter uma terminação mais intensiva. O confinamento é uma excelente ferramenta, mas se não consigo, tem o semi-confinamento. Com algum manejo de pastagem mais uma boa orientação em termos de suplementação concentrada, eu consigo trazer a terminação para 90 a 100 dias no máximo e eu ajudo muito a colocar acabamento neste animal e fazer ele ser abatido com dois anos”, resumiu o zootecnista.

Entretanto, ponderou o pesquisador, o pecuarista deve ter cuidado redobrado para fazer o sistema intensivo funcionar, sobretudo a partir de melhoramento genético. “O ponto de atenção está no que a gente faz no meio do caminho. Não adianta pensar que está usando um cruzamento, uma boa genética, que a gente pode esquecer da nutrição, da sanidade, do manejo. Na verdade é o contrário. Quanto melhor o meu animal do ponto de vista de genética, mais atenção eu tenho que ter do ponto de vista sanitário e do ponto de vista nutricional. É um animal mais exigente, mas que também vai responder”, afirmou.

Dúvidas sobre o Programa +Precoce podem ser enviadas para o e-mail rodrigo.gomes@embrapa.br. Veja a reportagem completa da série Embrapa em Ação no vídeo que segue:

Fonte: https://www.girodoboi.com.br/destaques/como-reduzir-a-idade-ao-abate-do-meu-gado-pesquisador-revela-as-duas-primeiras-etapas/?_ga=2.160936894.2052665232.1561403151-106189637.1551363398

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *