(63) 3413-6100
sac@lkjfrigorifico.com.br
(63) 3413-6100
sac@lkjfrigorifico.com.br
(63) 3413-6100

Como fazer bezerros de corte ganharem mais peso?

Doenças intestinais como a coccidiose podem comprometer o desempenho dos animais nessa fase essencial para o sucesso da atividade

No agronegócio brasileiro, a pecuária de corte é uma das atividades com maior representatividade e enorme potencial de crescimento. Hoje são mais de 222 milhões de cabeças no país, e as perspectivas de crescimento são elevadas.

Porém, muitos animais desta categoria, principalmente bezerros de até 60 dias de idade, podem apresentar doenças intestinais capazes de comprometer o ganho de peso nessa fase tão essencial para o sucesso da atividade.

Uma das doenças mais importantes nesse sentido é a coccidiose bovina, causada por protozoários do gênero Eimeria. Esse parasita pode atingir animais de cerca de 30 a 45 dias de vida, ocasionando sérios problemas, como diarreia ou até levar à morte.

Sabe-se que a coccidiose se desenvolve com maior facilidade em ambientes úmidos. Por isso, no caso da pecuária de corte, o maior perigo está diretamente relacionado às fontes naturais de água dentro das fazendas, como riachos, represas ou cacimbas.

Sintomas da coccidiose bovina

A forma clínica da coccidiose atinge bovinos jovens, principalmente aqueles até os 60 dias de idade. nessa fase, os principais sinais clínicos são:

  • Diarreia de coloração escura e aspecto “colento” (normalmente as fezes ficam coladas na cauda do animal);
  • Perda de peso;
  • Retardo no crescimento;
  • Falta de apetite;
  • Desidratação, que inclusive pode levar a óbito.

Apesar desses sintomas, a coccidiose é conhecida como uma doença silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas visíveis, mas exerce grande influência no atraso do desenvolvimento dos bezerros de corte.

Quando um animal apresenta diarreia, em decorrência da coccidiose, é possível que até 70% dos bezerros desse rebanho possam estar também infectados, porém sem apresentar nenhum dos sintomas visíveis.

Dessa forma, para deixar os bezerros longe da coccidiose e de seus efeitos no ganho de peso é essencial que o tratamento preventivo seja realizado com a máxima eficiência.

Esse tratamento garantirá a saúde e, consequentemente, influenciará positivamente no ganho de peso dos bezerros.

Veja no vídeo a seguir a importância do tratamento e seus efeitos sobre os bezerros de corte.

Fonte: https://canalrural.uol.com.br/coccidiose/como-fazer-bezerros-de-corte-ganharem-mais-peso-bgrupocorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *